![](http://feriados-calendario.com.br/wp-content/uploads/2023/03/paixao-cristo.jpg)
O Feriado de Paixão de Cristo, também conhecido como Sexta-Feira Santa, é uma celebração religiosa cristã que marca a crucificação de Jesus Cristo. A história deste feriado remonta aos eventos descritos na Bíblia, que relatam a última semana de vida de Jesus na Terra.
De acordo com a tradição cristã, Jesus foi preso pelos líderes religiosos da época, que o acusaram de blasfêmia e o levaram diante do governador romano da Judeia, Pôncio Pilatos. Mesmo não encontrando nenhuma evidência de culpa, Pilatos cedeu às pressões dos líderes religiosos e condenou Jesus à morte por crucificação.
Na Sexta-Feira Santa, os cristãos relembram os eventos que levaram à crucificação de Jesus. O dia é marcado por cerimônias religiosas, como a Via-Sacra, que consiste em percorrer um caminho que representa o trajeto de Jesus até o Calvário, onde foi crucificado. Também são realizadas celebrações litúrgicas em igrejas e catedrais, onde se lêem os textos bíblicos que narram a Paixão de Cristo.
O feriado da Paixão de Cristo é celebrado em todo o mundo cristão, sendo um dos principais feriados do calendário religioso. Em muitos países, é um dia de jejum e abstinência, onde os fiéis evitam carne e alimentos pesados como forma de penitência e reflexão sobre a morte de Jesus.